TOP 7 - Romances Nora Roberts


Bem-vindos a mais uma rubrica TOP 7! Desta vez, irei listar os meus romances preferidos de uma das minhas autoras favoritas: Nora Roberts, uma das figuras cimeiras do meu Top 7 - Escritoras Favoritas.
Não é que já tenha lido todos os seus romances, ainda estou muito longe disso. Apesar de ser uma meta que pretendo vir a alcançar. Mas já conheço um número considerável de obras desta autora e, como é óbvio, houve algumas que me marcaram mais do que outras. Fiz então uma espécie de auto-exame e enumerei aqueles que até à data foram os meus romances favoritos.


7- As Lágrimas da Lua

as-lágrimas-da-lua-nora-roberts
Capa do livro As Lágrimas da Lua.

Sinopse: Nora Roberts leva-nos até às paisagens mágicas da Irlanda, mais precisamente para a pequena e acolhedora vila de Ardmore. É aí que conhecemos Shawn Gallagher, cozinheiro do pub local, que escreve canções e vive despreocupado sem pensar no futuro ou na sua amiga de sempre: a bonita e irreverente Brenna. Brenna, no entanto, tem pensado muito em Shawn. Na verdade, ela quer mais do que apenas a amizade que sempre tiveram. E quando ganha coragem para lho dizer, Shawn é apanhado de surpresa e vê o seu mundo estável e seguro a ruir. Mas numa terra onde a magia ainda não morreu, tudo conspira para uma maravilhosa história de amor. Até as lendas do passado e os fantasmas de amores antigos...

Comentário:
Este livro é o segundo de uma trilogia, a Trilogia Irlandesa. Gostei de todos os livros desta trilogia, mas para nomear apenas um, optei por este. Talvez por ser mais o fogoso e os seus protagonistas serem mais intempestivos e únicos em termos de personalidade e carácter. Mas cada livro desta trilogia não deixa de ser único à sua maneira.
Nora Roberts consegue captar a áurea de misticismo que parece envolver a Irlanda e nos transportar literalmente para lá mesmo sem nunca lá termos estado.
Shaw e Brenna são amigos desde sempre. À anos que desenvolvem uma relação de grande cumplicidade e companheirismo. Todas as pessoas à sua volta veem que os dois são perfeitos um para o outro, menos os próprios. No entanto, Brenna tem sentido um grande desejo em relação a Shaw, que talvez ande tão distraído no papel de cozinheiro do restaurante do irmão e com os problemas familiares que nunca reparou que a pequena Brenna já não é aquela maria-rapaz que brincava com ele e sim uma mulher.
Quando Brenna propõe a Shaw uma amizade colorida, abre os olhos deste e, a partir desse momento, começam a chover faíscas por todos os lados e a atração entre os dois atinge níveis que nenhum dos dois poderia antever.
Uma história de amor nada aborrecida e bastante bem desenvolvida com personagens tão fortes quanto a atração que sentem um pelo outro.


6- Sem Medo do Destino

sem-medo-do-destino-nora-roberts
Capa do livro Sem Medo do Destino.

Sinopse: Nos indolentes dias de verão, uma intensa vaga de calor é a maior notícia na cidade de Washington - mas a meteorologia é ignorada quando uma jovem é encontrada estrangulada.
Mais duas vítimas se seguem e subitamente todos os grandes jornais falam no assassino a quem chamam "O Padre". Quando a polícia requisita o auxílio da psiquiatra Tess Court, ela apresenta o retrato-perfil perturbador de uma alma perversa para definir o criminoso.
Mas o Detetive Ben Paris não quer saber da psique do assassino - o que ele não consegue ignorar é Tess. Confiante e atraente, Ben tem uma lendária reputação como mulherengo, mas Tess não reage a Ben como as outras mulheres, tornando o desafio de a conquistar muito mais aliciante.
Enquanto Ben e Tess se associam como parceiros nesta perigosa missão, a chama da paixão acende-se… No entanto, alguém mais tem o olhar enfeitiçado pela bela psiquiatra loura, e talvez ninguém consiga impedir a próxima tragédia.


Comentário:
Sem Medo do Destino mistura um romance com um empolgante trilher policial nas doses ideais.
Em mais uma grande obra da autora, temos dois protagonistas fortes e bem desenvolvidos, no entanto, criei mais empatia pela protagonista feminina, Tess, uma mulher independente, determinada e com uma grande carreira profissional. Talvez o espelho das minhas próprias ambições, sei lá...
Ben Paris, por seu lado, não me convence, de inicio detestei-o, depois acabei por apreender a tolerá-lo. Foi por Tess que esta obra acabou por conquistar um lugar no meu Top 7.
Um perigoso serial killer, apelidado de "O Padre", tem vindo a cometer uma série brutal de assassinatos de jovens mulheres. A polícia busca desesperadamente pelo culpado, mas sem qualquer pista parecem andar às cegas. Surge então a ideia de utilizar os serviços de uma especialista em psicologia criminal, alguém que pudesse entrar na mente retorcida desse homem e tentar antever os seus próximos passos. É aí que entra em cena Tess Court, filha de um senador e uma especialista na área. Mas como é óbvio, muitos polícias não veem com bons olhos a intromissão desta mulher atraente, principalmente Ben.
Sabem aquele tipo de protagonista masculino que nos irrita profundamente apenas por ter sido criado? Ben Paris tinha esse efeito em mim. Polícia obsessivo e fumador compulsivo, parecia se alimentar exclusivamente a cigarros e café. Era um tanto rude e frio como pessoa, mas era extremamente profissional e competente enquanto polícia, por isso acabei por absolve-lo de qualquer pecado.
Para quem aprecia uma história que combina romance e mistério em doses qb este é um dos livros a ler.


5- Inocência Perdida

inocência-perdida-nora-roberts
Capa do livro Inocência Perdida.

Sinopse: Na pequena cidade de Innocence, no Mississípi, os dias são compridos, as noites perfumadas e os segredos difíceis de preservar. Mas quando um assassino brutal ceifa as vidas das mulheres mais bonitas do local, amigos e vizinhos são obrigados a perguntar-se se se trata de um estranho à espreita no pântano... ou de alguém mesmo ali ao lado.
Esgotada por uma carreira frenética como violinista, Caroline Waverly chega a Innocence na esperança de que a casa da sua falecida avó lhe providencie a tranquilidade de que tanto precisa. Mas Innocence tem algo mais para lhe oferecer: o bonito e encantador Tucker Longstreet. Tucker é conhecido pelos seus romances curtos e superficiais. Mas quando vê Caroline sente que ela é diferente de todas as mulheres que conheceu. A reservada violinista também sente uma excitação inesperada ao pé dele, mas quando descobre a terceira vítima nas águas pantanosas por trás da sua casa e Tucker é considerado o principal suspeito, o seu caso de Verão pode transformar-se num caso de… vida ou morte.


Comentário:
Mais uma vez Nora Roberts conta-nos uma história que combina um poderoso romance com uma série de violentos crimes.
Caroline Waverly é uma das maiores violinistas do mundo, esgotada por uma agenda lotada e inúmeros concertos ao redor do mundo, sofre uma espécie de esgotamento, que se materializa num grave bloqueio criativo e num pânico injustificável de atuar para uma plateia, o que a força a parar a sua carreira e tentar uma recuperação na casa da sua falecida avó, numa terra isolada do Mississípi. Contudo, a sua chegada coincide com uma série de crimes brutais contra belas mulheres efetuados por um Serial Killer de identidade desconhecida.
Por outro lado há Tucker Longstreet, um dos principais suspeitos dos crimes, devido às suas anteriores relações com as vítimas, que se interessa por Caroline e ambos desenvolvem uma relação. Até que ponto a relação entre ambos poderá colocar Caroline em perigo? Não posso revelar.
Geralmente consigo ter uma ideia de quem é o assassino neste tipo de livro logo à partida. Aqui tive muitas dificuldades em encontrar o culpado e não cheguei lá perto. Não estava mesmo à espera que o culpado fosse aquela pessoa em particular e até hoje acho que a autora cometeu uma grande gafe com o final deste livro, por não nos ter explicado uma das cenas mais violentas que eu já li num dos seus livros, uma cena que me causa muita estranheza por ter sido realizada por este assassino em particular (só quem já leu este livro pode saber do que estou a falar).


4- Começar de Novo

começar-de-novo-nora-roberts
Capa do livro Começar de Novo.

Sinopse: Uma história sobre deixar tudo para trás, desvendar segredos antigos e aprender a amar Cilla McGowan, uma típica rapariga da cidade, encontrou uma vida nova na restauração de casas antigas. Quando chega ao maravilhoso vale Shenandoah, na Virgínia, dedica-se salvar a velha quinta que pertenceu à sua avó - uma atriz lendária que morreu há mais de trinta anos.
 Cilla mergulha no projeto com todas as suas energias, ocupada e exausta demais para notar no seu vizinho, o artista de BD, Ford Sawyer. Determinada a não ceder à tradição familiar dos romances falhados, Cilla resiste ao charme de Ford, mesmo quando não consegue evitar algumas fantasias.
 Mas a realidade reserva alguns perigos para Cilla. Ao encontrar cartas anónimas no sótão, que apontam para um romance misterioso na vida da sua avó, despoleta um assalto violento. Cilla, com a ajuda de Ford, descobre que há segredos que a tornam um alvo a abater e, se quer evitar desaparecer prematuramente como a sua avó, terá que desvendar o passado para, quem sabe, começar de novo na casa dos seus sonhos…

Comentário:
Adorei este livro, o último livro que li da autora, até hoje pelo menos. O melhor em Começar de Novo são mesmo os seus protagonistas, cada um com a sua força e talento próprios. Ford Sawyer é um homem perfeito (apesar de uma ou outra falha) e a Cilla é uma grande sortuda por o ter conseguido fisgar.
O que eu mais aprecio neste livro é o intercalar entre o passado e o presente. Até porque a personagem mais interessante da história faleceu antes mesmo da Cilla ter nascido. A sua avó era uma grande estrela de Hollywood que, supostamente, cometeu suicídio no auge da sua beleza e fama, à mais de trinta anos atrás, na casa que a Cilla se encontra a restaurar atualmente.
Ford é o vizinho do outro lado da estrada, também ele um grande artista de banda desenhada. A Cilla foi uma atriz infantil, mais por imposição da mãe do que por escolha própria, e decide abandonar Hollywood assim que conquista a sua independência e ambiciona se tornar numa grande restauradora de casas, sendo a quinta da sua avó uma grande oportunidade para mostrar aquilo que é capaz. Considero-a uma mulher de armas com uma grande coragem para seguir uma profissão geralmente efetuada por homens.
O mistério do que se passou com a avó de Cilla, naquela casa à mais de trinta anos atrás, é a parte mais interessante do livro. E ao remexer no passado, Cilla pode bem estar a colocar-se em perigo, neste ponto a ajuda de Ford pode bem ser a sua salvação ou não... É melhor lerem este livro para saberem o desfecho de mais uma grande história de amor bem ao estilo de Nora Roberts.



3- A Dama Negra

a-dama-negra-nora-roberts
Capa do livro A Dama Negra.

Sinopse: O ar estava frio quando a Dra. Miranda Jones chegou a casa depois de uma longa semana de trabalho. Mas o seu sangue gelou quando sentiu encostarem-lhe uma faca ao pescoço. Depois de roubarem tudo o que trazia, os assaltantes desapareceram.
 Profundamente abalada, Miranda decide esquecer aquela experiência assustadora. E, para isso, nada como aceitar o convite para ir a Itália confirmar a autenticidade de A Dama Negra, um bronze renascentista representando uma cortesã dos Medici.
 Mas, em vez de cimentar a sua posição como a maior perita mundial nesse campo, a viagem a Itália quase que lhe destrói a reputação. Sentindo-se alvo de uma cilada, Miranda está decidida a limpar
 Agora torna-se evidente que o assalto à porta de sua casa foi muito mais do que isso e que A Dama Negra possui tantos segredos quanto a cortesã que a inspirou. Com a ajuda de um homem em quem não deve confiar mas por quem sente uma atracção intoxicante, a solução para todo este enigma parece repleto de traições, mentiras e perigos mortais.


Comentário:
Primeiro, quero dizer que a capa deste livro está soberba e que a fotografia que coloquei acima não lhe faz justiça de modo absolutamente nenhum. A capa desta edição à muito mais bonita e apropriada para a história do que a capa da edição seguinte.
Depois, vamos falar da história em si. O ponto mais importante quando lemos um romance de Nora Roberts é mesmo a construção das personagens e neste aspeto temos um dos seus melhores trabalhos. Miranda Jones é uma profissional conceituada na área das obras de arte antigas, uma mulher bonita, inteligente e independente, concluindo do tipo que Nora Roberts costuma nos apresentar. No entanto, a sua relação distante com a mãe parece ser o seu calcanhar de Aquiles e o centro das suas incertezas perante o futuro e as suas próprias capacidades.
Ao sofrer um assalto na sua própria casa, deixa de se sentir segura no local que deveria ser o seu refúgio, a partir daí a sua vida irá mudar, principalmente, quando conhece aquele poderá muito bem vir a ser o homem da sua vida, Ryan Boldari.
Ryan Boldari é um bandido, mas dos bons e um homem muito bonito e charmoso. Um famoso ladrão de obras de arte cujo o caminho se cruza com Miranda. A relação entre os dois pode ser complicada sob alguns aspetos, mas poderá dar certo?
A autora aborda o mundo das galerias de obras de arte de modo magnífico, fazendo-nos notar a sua extensa pesquisa na matéria. Além disso temos ainda tempo para apreender factos muito interessantes sobre a Itália renascentista, do tempo em que os Medici, uma das famílias mais poderosas não só de Itália mas de toda a Europa, dominavam as artes e não só.
Os livros desta grande autora ensinam-me sempre imenso, esse é um dos seus pontos mais fortes deste livro para além das suas personagens.



2- Maléfico

maléfico-nora-roberts
Capa do livro Maléfico.
Sinopse: Há dez anos atrás a escultora Clare Kimball decidiu deixar Emmitsboro, no Maryland para, literalmente, partir à conquista do mundo da arte. Alguns anos depois tornou-se na mais importante figura artística da sua geração. Mas não há sucesso que possa fazer ignorar os seus pesadelos, nem as memórias que guarda do suicídio do pai. No auge da fama, Clare desiste de tudo para enfrentar os demónios que a perseguem. Quando regressa a Emmitsboro, Clare reencontra Cameron Rafferty, agora o xerife da cidade. Cameron amara Clare durante muito tempo e, agora que ela regressou, cria-se um laço entre os dois que se fortalece a cada dia que passa. Mas o passado acaba por se impor, e vem abalar a cidade com um crime. A investigação policial inicia-se, e tanto Clare como Cameron acabarão por descobrir que o mal pode ocultar-se em todo o lado, mesmo naqueles que mais se ama e em que mais se confia.


Comentário:
De todas as obras da Nora Roberts que eu já tive o privilégio de ler até hoje, Maléfico pode bem ser a que nos conta a história mais dura, com as cenas mais violentas e gráficas que a autora escreveu até hoje. Contudo, conquistou o segundo lugar no meu pódio pela mensagem que nos passa e pela força da sua protagonista,  Clare Kimball. Aqui temos um grande romance como é óbvio, mas é o mistério que envolve a pequena cidade de Emmitsboro que rouba o protagonismo e tem um papel central neste livro.
Quando era apenas uma criança, Clare assistiu (ou pensa ter assistido) ao suicídio do pai. Desde aí uma série de pesadelos envolvendo figuras grotescas, parte homem parte animal, têm feito parte das suas noites. Figuras estas que são a grande inspiração para as suas obras de arte. Mas o que é que de facto aconteceu naquela noite à tantos anos atrás que alterou o curso da sua vida? É na busca por respostas que Clare irá regressar a uma terra de que tão desesperadamente fugiu.
Cameron Rafferty nunca saiu de Emmitsboro e nunca fez tensões de o fazer. O amor à sua terra fez com que se tornasse no xerife da cidade. Amigo de infância de Clare sempre nutriu uma grande paixão por ela, agora que ela retornou todos os seus sentimentos adormecidos parecem vir à tona com uma grande intensidade. Será esta a derradeira hipótese de serem felizes?
Mais uma vez, Nora Roberts surpreende com a identidade dos verdadeiros vilões, numa história sobre mentes retorcidas, com uma sede de poder para além do inimaginável, que vão simplesmente longe demais.
Esta é uma das primeiras obras que li da autora e das que mais me marcaram pela sua originalidade e crueza. Nora Roberts no seu melhor.

1- Lua de Sangue

lua-de-sangue-nora-roberts
Capa do livro Lua de Sangue.

Sinopse: Tory Bodeen viveu a sua infância na Carolina do Sul, numa pequena casa degradada, onde o pai imperava com um punho de ferro e um cinto de cabedal. Em compensação, porém, havia a pequena Hope, que vivia ali perto, e cuja amizade tornava possível que Tory fosse aquilo que lhe não permitiam ser em sua casa: uma criança. Depois do brutal assassínio de Hope, que a polícia jamais esclareceu, a vida de Tory começou aos poucos a desfazer-se. Mas agora prepara-se para regressar à sua terra natal. À medida que forja novos laços de afecto com Cade Lavelle, o irmão mais velho de Hope, não consegue no entanto ter a certeza de que a tragédia que ambos experimentaram contribua de facto para os aproximar. Viver assim tão colada à memória de uma infelicidade que tanto a marcou virá a revelar-se mais difícil e mais assustador do que Tory alguma vez imaginara. Até porque o assassino de Hope anda também por perto.

Comentário:
Finalmente, o meu livro preferido da Nora Roberts (até hoje): Lua de Sangue!
Lua de Sangue narra uma história de amor no meio de um cenário deslumbrante do estado norte americano da Carolina do Sul e de uma história terrível que envolveu a morte de uma criança.
O melhor em Lua de Sangue é mesmo Tory Bodeen, uma mulher com um dom incrível. Ela consegue entrar na mente das vítimas e dos seus assassinos e ajudar a desvendar o mistério de vários assassinatos. Este dom ou maldição acompanhou-a desde de sempre, muitas vezes lhe causando uma grande dor.
Tory talvez não seja a protagonista mais forte de Nora Roberts, mas é sem duvida uma das mais carismáticas e memoráveis, talvez que ser a mais incomum. As protagonistas de Nora Roberts geralmente são talentosas, no entanto, elas não costumam possuir poderes sobrenaturais como parece ser o caso de Tory.
A história contada neste livro gira à volta de um terrível acontecimento ocorrido no passado que foi o brutal assassinato de Hope, a melhor amiga da Tory, quando ambas contavam com apenas oito anos de idade. Este acontecimento marcou a vida de Tory, da família de Hope e de todos os habitantes da cidade.

“Tínhamos oito anos, naquele Verão. Naquele Verão distante, em que nos parecia que os dias abafados iriam durar para sempre. Foi um Verão de inocência e de imprudência, e de amizade, o tipo de mistura capaz de formar uma bela redoma de vidro à volta do nosso mundo. Uma noite mudou tudo isso. Desde então, nada voltou a ser o mesmo para mim. Como poderia ser o mesmo.” (Tory, pág. 17)

Marcada pela tragédia a um nível incrivelmente profundo, Tory decide retornar à sua cidade natal e refazer a sua vida, descobrindo quem foi o verdadeiro culpado pela morte de Hope. O regresso de Tory é visto por todos como um reavivar de feridas antigas e dores profundas. Mas o que ela não esperava era reencontrar o irmão de Hope, Cade Lavelle e se apaixonar perdidamente.
Todos se culpam pela morte de Hope, incluindo Tory e Cade, mas quem foi o verdadeiro culpado da morte desta criança? Essa é a grande surpresa deste livro.
Um romance apaixonante com uma história forte, mais verdadeira do que aquilo que gostaríamos que fosse, pois, por vezes, a tragédia faz parte da vida, com personagens cheios de defeitos, muitas vezes incapazes de aceitar sem julgar, uma protagonista que luta com todas as suas forças para construir uma vida normal, da qual foi privada pela própria família, e que aprende a conviver com um dom que sempre considerou uma maldição.

“Os laços que nos ligavam tinham a profundidade e a intensidade imediata que apenas as crianças são capazes de tecer. Acho que formávamos uma parelha estranha a luminosa e privilegiada Hope Lavelle e a sombria e tímida Tory Bodeen.” (Tory, pág.17)

Um livro que aconselho vivamente, como de resto todos os livros deste Top!

Comentários