Os Bijuus e os seus Jinchurikis | Personagens de Naruto

Bijuus-e-Jinchurikis-anime-Naruto-Shippuden
Os Bijuus e os seus Jinchurikis.
Atenção este artigo está infestado de spoilers...

Os Bijuus são criaturas grandes e ferozes com uma quantidade enorme de Chakra e, por isso, extremamente úteis no campo de batalha. Muitas guerras ninja foram iniciadas contra, e por causa, destas criaturas. Sendo que na Quarta Grande Guerra Ninja eles foram, primeiro, marcados como alvo e, depois, usados como um importante instrumento de guerra.

Os  Bijuus foram selados em hospedeiros humanos de modo a conter o seu enorme poder destrutivo. Acreditava-se que apesar dos Bijuus possuírem uma enorme quantidade de poder, eles não o podiam utilizar de forma eficaz, pois não possuíam inteligência para tal. Sendo os seus hospedeiros humanos, chamados de Jinchurikis, capazes de fazer melhor uso do poder dos Bijuus. Mais tarde, foi constatado que essa perceção estava errada e esse preconceito apenas contribuiu para o crescimento do ódio e amargura entre os Bijuus e os humanos.

Os Jinchurikis são, portanto, os portadores humanos que recebem no seu interior um determinado Bijuu, ganhando com isso poderes extraordinários. À conta disso eles são, na maioria das vezes, utilizados como instrumentos pelas suas próprias vilas e até temidos devido aos monstros que possuem no seu interior. Assim como existem nove Bijuus, existem nove Jinchirikis, sendo o protagonista do anime, Naruto Uzumaki um deles. Para além dos Jinchurikis existiram pessoas que podiam usar as suas Kekkei Genkais para domar os Bijuus e controlá-los, como Hashirama Senju e Madara Uchiha.

A origem de todos os Bijuus se deu aquando do selamento e divisão do chakra do Juubi em 9 partes. O Juubi foi o Bijuu do Rikudou Sennin, e graças aos poderes gigantescos do mesmo, era considerado um deus. Como o nome sugere, possui dez caudas. Apresenta o Rinne Sharingan e é dito ter um chakra extremamente potente e maligno. O seu chakra é completamente formado de Senjutsu, ou seja, chakra Eremita. Este Bijuu é a fusão da Shinju com Kaguya Otsutsuki, após esta consumir o fruto da Shinju, a árvore divina. Ele tem uma força extrema, sendo o Bijuu mais forte com um bijuu dama altamente destrutivo. A sua força é a união de todos os nove Bijuus, sendo assim a criatura mais forte do planeta.

Os nove Bijuus e seus respetivos Jinchurikis são:


1- Shukaku e Gaara

Shukaku-e-Gaara-anime-Naruto-Shippuden

O Shukaku, também conhecido por Ichibi, o Bijuu de uma cauda, tem a forma de um guaxinim gigantesco e é composto por areia e chakra misturados, dizem que ele é a Encarnação Viva da Areia que julga todos os seres do deserto. O seu Jinchuriki era o Gaara, tendo sido selado no seu interior quando este nasceu.

O Shukaku possui a habilidade de manipular o Vento. Porém, ele toma a consciência do seu Jinchuuriki sempre que este entra num estado de sonolência, o que faz que o seu Jinchuriki não possa dormir ou o Bijuu tomará conta do seu corpo enlouquecendo-o.

Ao contrário do que acontece com os outros Jinchurikis, o hospedeiro do Shukaku não assume a forma do seu Bijuu liberando caudas, mas sim incorporando partes do corpo dele em seu próprio corpo com a areia que controla. Ele pode usar a forma completa do Bijuu sem perder a consciência, mas se quiser ter acesso a todo o seu poder pode optar por adormecer após a transformação já que esta é a chave para despertar o Shukaku.

Gaara foi atacado e derrotado por Deidara e Sasori, na Vila da Areia, no início de Naruto Shippuden, sendo então levado para o esconderijo da Akatsuki para retirarem o Shukaku do seu interior. Esta operação foi bem sucedida, apesar dos esforços das equipas de resgate, e Gaara morreu no processo. Contudo, ele acabou por ser revivido por Chiyo e ter um papel fundamental na Quarta Grande Guerra Ninja como comandante da Quarta Divisão.

2- Matatabi e Yugito Nii


Matatabi-e-Yugito-Nii-anime-Naruto-Shippuden

O Matatabi, também conhecido como Nibi, o Bijuu de duas caudas, é um gato gigantesco feito de chakra misturado com chamas azuis e que, por ser feito basicamente de fogo, queima tudo o que toca. Ele é conhecido como a Encarnação da Vingança devido a seu poder imenso. Foi selado em Yugito Nii aos dois anos de idade, na Vila Oculta da Nuvem.

O Matatabi é um Bijuu realmente poderoso e, além de queimar tudo em que toca, possui a habilidade de controlar o elemento do fogo em grandes proporções, concentrando chamas em sua boca e disparando-as em forma de bolas de fogo.

Em relação a Yugito Nii muito pouco se sabe sobre ela e a sua vida. A primeira vez que ela apareceu foi no início de Naruto Shippuden quando estava a ser perseguida por Hidan e Kakuzu, dois membros da Akatsuki, sendo que ela os conseguiu levar até uma armadilha, onde revelou ser uma mulher orgulhosa, apresentando-se e os ameaçando de morte. Ela mostrou controlar a transformação do seu Bijuu, no entanto, a sua batalha não foi mostrada, sendo apenas revelada a sua derrota.

Yugito foi brutalmente torturada por Hidan após ser capturada. Numa das cenas mais curtas e chocantes da série, vemos Yugito derrotada e crucificada numa parede alta, ferida e coberta de sangue, para que Hidan pudesse levar a cabo o seu ritual macabro. Ela foi levada ainda com vida para que o seu Bijuu pudesse ser extraído pelos membros da Akatsuki.

3- Isobu e Yagura

Isobu-e-Yagura-anime-Naruto-Shippuden

O Isobu, também conhecido como Sanbi, o Bijuu de três caudas, possui a forma de uma criatura marinha gigantesca e é coberto por uma carapaça extremamente dura. Além da sua carapaça dura, ele possui escamas em quase toda a extensão do seu corpo, sendo o seu único ponto fraco conhecido o seu olho que é a única parte do seu corpo desprotegida.

A Vila Oculta da Névoa capturou Rin, e selou o Sanbi nela, deixando-a escapar em seguida, como parte de um plano para destruir Konoha, já que estes planejavam libertar o Sanbi quando Rin voltasse para a Vila. Mais tarde, ele foi selado no corpo do Quarto Mizukage, Yagura, que era capaz de controlar o Bijuu com perfeição.

Yagura é principalmente lembrado por sua regência sangrenta e opressiva, que contribuiu para Kirigakure reforçar o seu estatuto de "Névoa Sangrenta". Não sabe ao certo até que ponto Madara Uchiha exerceu o seu controlo sobre Yagura, após preende-lo num genjutsu, nem durante quanto tempo, o facto de Yagura ser amigável com Naruto quando se conheceram parece indicar que este talvez não pretendesse governar a sua Vila como um psicopata assassino. O Isobu separou-se de Yagura depois da morte deste, porém, permaneceu num lago desconhecido.

O Isobu é um adversário difícil de ser derrotado, por causa de seu tamanho gigantesco e por viver o tempo todo na água, pode gerar ondas gigantescas com um único bater de caudas e arremessar os seus inimigos para longe com o menor movimento. Ele possui o domínio completo do Elemento Água, e a capacidade de envolver o seu corpo em uma bola de espinhos. Ele tem também a habilidade de criar um Genjutsu com uma névoa. O alvo pego no seu Genjutsu começa a ter visões de entes queridos, que o torturam psicologicamente.

4- Son Goku e Roshi

Son-Goku-e-Roshi-anime-Naruto-Shippuden

O Son Goku, também conhecido como Yonbi, o Bijuu de quatro caudas, posssui a aparência de um gorila com chifres de pelo vermelho.

Roushi, o Jinchuuriki do Yonbi desde criança, deixou a Vila Oculta da Pedra numa jornada a fim de descobrir como controlar o poder do seu Bijuu, apreendendo a utilizar o chakra do Son Goku para fundir as naturezas do fogo e da terra criando o Youton (lava).

Após se deparrar com os membros da Akatsuki, Kisame e Itachi Uchiha, Roushi acabou por lutar contra eles, revelando ter dominado os poderes do Son Goku. Kisame conseguiu derrotá-lo, porém com muita dificuldade.

Não se sabe muito sobre a força do Son Goku, somente que ele atira lava pela boca, devido aos seus poderes de manipulação dos elementos Katon (fogo) e Doton (terra) formando o Youton (lava) e pode fazer rios de lava que inundam e derretem tudo à sua volta, além de atirar rajadas de lava pela boca. Além disso, ele tem uma grande força física.

5- Kokuou e Han

Kokuou-e-Han-anime-Naruto-Shippuden

O Kokuou, também conhecido por Gobi, o Bijuu de cinco caudas, é um animal híbrido, com corpo de cavalo e cabeça de golfinho com chifres.

Nada se sabe sobre a sua real origem, a não ser que também surgiu da divisão do chakra do Juubi. Han era o seu jinchuriki e este era conhecido por usar o vapor. Han é mencionado por Deidara como tendo sido um dos primeiros jinchurikis a ser capturado.

Não se sabe muito sobre a personalidade de Han, mas segundo a Akatsuki ele detestava a humanidade, devido a ser negligenciado e odiado por sua aldeia. Han tinha o hábito de deixar sua mão direita escondida em baixo do quimono. Ele foi muito amigável e simpático quando conheceu Naruto, e parecia ser uma pessoa calma e reservada.

Embora saiba-se que Han utilizava técnicas de vapor com a sua armadura de vapor (Jouki no Yoroi), não se sabe se essa técnica é dele próprio ou se derivada do Gobi. Han pode utilizar o Vapor para aumentar a sua força física, visto quando o desferiu um golpe em Naruto que o mandou para longe.

O Kokuou possui uma imensa força física, podendo usar os seus chifres para investir em seus oponentes, isso foi mostrado na guerra quando os jinchuurikis foram enviados para o lado de Tobi, ele a utilizou sua habilidade: Investida de Chifres contra o Gyuuki e o arremesou para longe dali.

6- Saiken e Utakata

Saiken-e-Utakata-anime-Naruto-Shippuden

O Saiken, também conhecido por Rokubi, o Bijuu de seis caudas, possui a forma de uma lesma gigante com o corpo pegajoso e húmido. Utakata, um nukenin (ninja renegado) da Vila Oculta da Névoa, era seu o Jinchuuriki. Ele foi capturado pela Akatsuki e morto quando o Rokubi foi retirado do seu corpo.

Utakata era um usuário especialista de Suiton (água), a sua arma principal era uma espécie de flauta na qual ele suprava o próprio chakra saindo bolhas que, ao tocarem nos seus inimigos, aprisionavam-os. Quando o inimigo está preso em suas bolhas, ele não pode sair até que Utakata o liberte, e ainda corre o risco que a bolha solte um ácido altamente forte, gases tóxicos ou até mesmo exploda. Utakata usa ninjutsus de bolhas de sabão podendo criar uma infinidade de Jutsus com elas, como barreiras, clones, entre outras funções.

Após fugir da sua vila, Utakata usou a sua técnica com bolhas para se deslocar. Em batalha, ele mostrou-se ágil, sem esforço, esquivando-se de todos os ataques de Naruto. Ele é muito atento e experiente no rastreamento e remédios de ervas.

7- Choumei e Fuu

Choumei-e-Fuu-anime-Naruto-Shippuden

O Choumei, também conheci por Nanabi, o Bijuu de sete caudas, possui a forma de um inseto e foi inspirado no Besouro Rinoceronte Japonês, ou simplesmente, Kabutomushi. O seu corpo é coberto por uma carapaça, lembrando uma armadura medieval, e das suas caudas, seis são asas na base de seu abdomen, somadas a uma sétima cauda que parte do meio das asas. Fuu era a sua Jinchuuriki e com ela partilhava uma personalidade bem humorada.

Fuu era amiga do líder da aldeia da Cachoeira, Shibuki, que a ajudou a controlar o poder do seu Bijuu e lhe ensinou a importância de valores como a amizade e lealdade. Ela foi mencionada por Deidara como sendo um dos primeiros Jinchurikis a serem capturados.

Fuu parecia ser alegre, animada, mas também imprudente. Ela usava 'ssu' no final das suas frases, palavra geralmente usada por meninos.

Fuu participou da segunda edição da prova chunin com dois ninjas. Quando estava voltando da prova foi atacada por dois membros da Akatsuki, Hidan e Kakuzu, que a capturaram para extração do seu Bijuu, lhe causando a morte.

Sabe-se que o Choumei possui o poder de voar e criar um casulo de proteção, além de poder usar a Bijuu Dama. Embora não se saiba sobre todas as suas capacidades, presume-se devido ao seu número de caudas, que é possivelmente o terceiro Bijuu mais poderosa, perdendo apenas para o Gyuuki e a Kurama.



8- Gyuuki e Kiler Bee

Gyuuki-e-Kiler-Bee-anime-Naruto-Shippuden

O Gyuuki, também conhecido por Hachibi, o Bijuu de oito caudas, possui a forma de um animal híbrido de polvo com touro possuindo uma enorme força física, o seu Jinchuriki era Kiler Bee. Ao contrário de Kiler Bee que tem uma atitude hilária e pateta, Gyuuki é sério e ponderado.

O Bijuu de Oito Caudas era tão poderoso que ninguém conseguia ser seu Jinchuuriki, o Raikage e sua elite, de tempos a tempos enfrentavam o Hachibi e o aprisionavam.

O Hachibi tem a habilidade de concentrar uma enorme massa de chakra em sua boca e dispará-la numa gigantesca bomba bijuu, devido a Kiler Bee poder controlar o seu Bijuu os dois se tornam bastante poderosos.



9- Kurama e Naruto Uzumaki

Kurama-e-Naruto-anime-Naruto-Shippuden


A Kurama, também conhecida por Kyuubi, o Bijuu de nove caudas, possui a forma de uma raposa gigantesca, o seu Jinchuriki é Naruto Uzumaki, o protagonista do anime.

Sempre que Naruto está em dificuldades, a Kyuubi libera o seu chakra, o recuperando. À medida que o chakra de Naruto vai acabando, a Kyuubi coloca o seu dentro dele, pois se ele morrer, ela morrerá também. O gatilho para esse modo em Naruto é a perda de controle, quando alguma emoção está à flor da pele, esse poder começa a sair, o que geralmente acontece quando ele está com raiva.

Quanto mais chakra a Kurama libera, mais poder Naruto ganha, porém isso tudo tem um forte contra, ao ganhar muito chakra, Naruto começa a liberar as caudas do Kyuubi, chegando a liberar as 9 caudas na luta contra Pain, porém a transformação não foi completa.

É o Bijuu mais poderoso depois do Juubi, com uma quantidade enorme de chakra, podendo concentrar chakra em sua boca e o disparar em rajadas ou em uma Bijuu dama. Possui também uma força descomunal, podendo achatar montanhas e causar tsunamis com o poder de suas nove caudas.

Comentários